joão farkas amazônia ocupada
O projeto gráfico deste livro obedece a um critério editorial que equilibra duas qualidades fundamentais do trabalho de João Farkas. A função documental de uma reportagem fotográfica realizada há mais de 20 anos e cuja importância só aumentou de lá para cá, equiparada à qualidade poética intrínseca de cada imagem.
Para se chegar a esse resultado optamos por pedir ao João que comentasse as imagens que tivessem histórias interessantes do ponto de vista pessoal e intercalamos entre as imagens em páginas negras, logo antes ou depois das imagens relativas, determinando o ritmo desejado para a narrativa visual.
Ao mesmo tempo propusemos uma paginação para as imagens dialogarem, tanto entre si quanto com o próprio objeto livro. Para tanto escolhemos um formato horizontal (uma citação ao fabuloso livro Amazônia de Claudia Andujar e George Love) na proporção exata do negativo 35mm, com todas as imagens sangradas no melhor estilo fotojornalístico. A colocação das fotografias em posições que exigem do leitor que gire o livro propõe uma interação mais viva e ativa do leitor.
No final, colocamos todas as informações necessárias ao leitor para que ele satisfaça sua curiosidade a respeito das expedições realizadas pelo João e também os textos que comentam a obra.